quarta-feira, 16 de novembro de 2005

HISTÓRIA DA MÚSICA - MPB

Beco do Mota” e “Sentinela” foram dois temas escritos por Fernando Brant sobre melodias de Bituca(Milton Nascimento), inspirados em Diamantina, terras dos Brant. Beco do Mota era a estreita viela que abrigara os antigos puteiros. Estes, por estarem em frente a igreja matriz, haviam sido desocupados à força por ordem de um arcebispo ultra-reacionário.

Fonte: Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina de Márcio Borges.

Beco do Mota
Milton Nascimento e Fernando Brant

Clareia na noite, na noite
Procissão deserta, deserta
Nas portas da arquidiocese desse meu País
Profissão deserta, deserta
Homens e Mulheres na noite
Homens e Mulheres na noite desse meu País

Nessa Praça não me esqueço
E onde era o novo fez-se o velho colonial vazio
Nessas tardes não me esqueço
E onde era o vivo fez-se o morto
Aviso pedra fria

Acabaram com o beco
Mas ninguém lá vai morar
Cheio de lembranças vem o povo
Do fundo escuro beco
Nessa clara praça se dissolver

Pedra, padre, ponte, muro
E um som cortando a noite escura
Colonial vazia
Pelas sombras da cidade
Hino de estranha romaria
Lamento água viva

Acabaram com o beco
Mas ninguém lá vai morar
Cheio de lembranças vem o povo
Do fundo escuro beco
Nessa clara praça se dissolver
Profissão deserta, deserta
Homens e Mulheres na noite
Homens e Mulheres na noite desse meu País
Na porta do beco estamos
Procissão deserta, deserta
Nas portas da arquidiocese desse meu país

Diamantina é o Beco do Mota
Minas é o Beco do Mota
Brasil é o Beco do Mota
Viva meu país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Pedrinho!!!
Li agora pouco, atentamente, as letras das músicas que você postou ...Lindas!
Ah, Pedro não sei se você já ouviu o CD - FORÇA QUE VEM DAS RUAS, Nilson Chaves, Lucinhas Bastos e Marko Monteiro. Inclusive, semana passada já tinha disponível para vendas o DVD, em Belém... Pedro o CD, é fantástico... Se você tiver, coloca umas músicas no programa de hoje.
Grandes beijos e uma semana super positiva pra você.
Brennda Machado.